Sobre nós

A RESOLUÇÃO Nº002/CEG/007, de 14 de março de 2007, aprovou o projeto de implantação do Curso de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias - CCA da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. A partir dela, em 2008 o Curso de Zootecnia da teve seus primeiros calouros.

No ano de 2009 tomou posse do centro acadêmico de zootecnia Professora Marilia Terezinha Sangoi, a primeira gestão do curso: Presidente – Diéri Ramella; Vice-Presidente – Rodrigo Mariano Volpato; Secretária Geral – Franciele Bertoli; Tesoureiro Geral – Nilso Junior Odorizzi, Segundo Tesoureiro – Vitor Borghezan Morzele; Diretoria de Esporte e Cultura – Adriano Machado da Silva; Diretoria de Marketing e Eventos – Mariane Oliveira e Natália Amorin Schen; Conselho Deliberativo – Luís Dagmar e Fernanda Valiente Nectoux. Com alguma dificuldade e muitos obstáculos, devido ao fato de terem sido os que abriram o caminho para as novas gestões, foram promovidas benfeitorias ao curso que são e devem ser preservados, estes: semana acadêmica, Happy Hours, participação ativa nos movimentos estudantis, participação em congressos, integração entre os calouros e veteranos (trote), integração entre os cursos. A primeira gestão foi responsável também pela implantação do Estatuto/Regimento vigente.

O CaZoot tem a responsabilidade de informar e auxiliar os acadêmicos sobre atividades do curso e da universidade, intervir e orientar nas questões relacionadas a direção, departamento e coordenação, ou seja, apoiar de forma incondicional e sem fins lucrativos todos os estudantes. Participar ativamente dos movimentos estudantis, defendendo o interesse dos estudantes no que diz respeito a politica interna da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

 

PARABÉNS AOS ZOOTECNISTAS PELO SEU DIA - 13 de maio

A profissão de zootecnia não é apenas produzir animais saudáveis que darão um bom produto final para os consumidores. Mas na verdade é uma profissão em que se tem a responsabilidade de gerir e respeitar as pessoas, os animais e o ambiente. Que são os agentes envolvidos no processo e na cadeia do agronegócio, sendo tanto grandes negócios como agricultura familiar.

O profissional de zootecnia deve contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, não esquecendo que deve ser uma contribuição contínua em busca de alternativas comerciais que visem a sustentabilidade do negócio para o homem do campo.

Não é apenas uma profissão que visa criar proteína animal. Tenho como sentimento que a zootecnia é arte, é ciência em que se têm agentes dinâmicos em toda a cadeia produtiva. Nós somos o principal agente dinâmico, tentamos mudar a todo o momento e desenvolver novas técnicas que tem como objetivo aperfeiçoar o processo que tanto o homem e o animal estão inseridos.

E esta parceria deve ser eficiente considerando que nossa profissão é dinâmica, pois para se ter este efeito é exigido de nós competência e atualização constante já que o mercado é quem demanda essas exigências.

Desejo a todos os Zootecnistas parabéns pelo seu dia, mas principalmente por escolher atuar e desempenhar uma profissão que é um constante desafio, e que é apaixonante por estar envolvida com uma necessidade que atinge a todos – ter em sua mesa um produto confiável, com qualidade assegurada e produzido de forma sustentável respeitando homem, animal e ambiente.

 

Thaisa Pavan Batiston